Histórias, algumas reais

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

MARATONA DE PARIS 2001 - a minha 1ª Maratona



"Et Voilá! Portugal, un grand pays!".


Levanto os braços e avanço triunfante para a meta, completando pela primeira vez os 42.195 m da maratona. Aquelas palavras foram o melhor dos prémios que alguma vez tive. Sou uma verdadeira vencedora.


Quatro meses de treino específico, interrompido pelo aparecimento e cura de uma fractura de stress. Muitas horas a correr. À chuva, de noite, sózinha, e com o meu cão.Entusiasmo e desânimo. Sentir as lágrimas nos olhos ao som dos carrilhões de Mafra e mal conseguir avançar com dores na canela. Correr 20 minutos e parar a coxear, quando o treino deveria ser de 1h30m. Pensar em desistir da maratona. Pensar em desistir de correr. Quatro meses de dor, sofrimento, incertezas, ânimo e desânimo.


Não desisti!!!


A fractura sarou e consegui fazer a maratona e sou anunciada à chegada à meta. Eu que levei 4h04m!!


Duro?Não!Foi fácil! com algum treino (o que foi possível) e com toda a ajuda do público e da excelente organização foi fácil! Duros foram os quatro meses antecedentes. Mas valeu o esforço.
Quando cheguei ao km 41, tive mesmo pena de só faltarem 1195 metros para aquela festa acabar. Aproveitei e vivi intensamente cada metro que me faltava, como aconselhava a organização, à qual dou a nota máxima, assim como ao público. Nestes últimos metros um palhaço ofereceu-me uma flor, que vou guardar para sempre, assim como a recordação desta experiência absolutamente fantástica e inesquecível.


E em Lisboa..., como seria?

Ana Pereira, Abril 2001

2 comentários:

Jorge Branco disse...

Pronto! A primeira maratona da "Pikena" já tem um comentário! Demorou uns tempos mas mais vale tarde que nunca!
Beijinhos

JoaoLima disse...

Só hoje descobri a preciosidade deste artigo.
Revela o especial que são aqueles míticos 42.195 metros.

Com uns anos de atraso, nunca é tarde para dar os parabéns, pois não Ana? :)

Beijinhos